Instalar Windows Seven e manter Boot Ubuntu 3


Recentemente decidi fazer update do sistema operativo secundário do meu portátil, o Windows Vista, pois este para além da lentidão própria do sistema, estava a dar-me muitos problemas e não me permitia trabalhar correctamente.

Então decidi experimentar o Windows Seven. Depois de fazer a instalação do Windows Seven, tal como estava à espera fiquei sem o boot menu ao qual acedia anteriormente, e não conseguia aceder ao meu sistema principal, Linux distribuição Ubuntu. Fiz boot do sistema normalmente com Windows Seven e comecei à procura de como solucionar isto, há muito que não tinha de resolver estas questões… E nada encontrei talvez por ainda o problema ser recente, não o caso geral mas o caso particular. Depois de alguma pesquisa e tentativas cheguei a uma solução.

Como solucionar o problema

  • Correr o Ubuntu em LiveCD
  • Abrir a consola
  • escrever sudo grub
  • escrever find /boot/grub/stage1
  • Verificar output [meu ex.: hd(0,5)]
  • escrever root(hd(0,5)
  • escrever setup(hd0)

E com estes passos já deve estar o problema solucionado e devem novamente conseguir aceder à listagem dos vários sistemas operativos.

Alguém teve a mesma situação? Conhecem outra forma de o fazer?


Leave a Reply

3 thoughts on “Instalar Windows Seven e manter Boot Ubuntu

  • João Rodrigues

    O liveCD do ubuntu não tem uma opção de restaurar o GRUB? Estava convencido que sim 😡 Senão, essa é a opção normal a fazer, infelizmente não me lembro de mais nenhuma não… Preço a pagar pela liberdade hm? 😉
    Já agora, passos em vez de paços na penúltima linha 😉

  • João Pedro Pereira Post author

     

    João Rodrigues:

    O liveCD do ubuntu não tem uma opção de restaurar o GRUB? Estava convencido que sim :xSenão, essa é a opção normal a fazer, infelizmente não me lembro de mais nenhuma não… Preço a pagar pela liberdade hm? ;)
    Já agora, passos em vez de paços na penúltima linha ;)

    Que eu saiba não, pelo menos não vi nada disso lá. Seria bem mais fácil se tivesse…

    Pois, quando comprei o portátil, instalei o Ubuntu e automaticamente ele adicionou uma opção no grub para o Vista, agora que instalei o Seven ele não me reconheceu o Ubuntu, tal como esperava que acontecesse. Preço a pagar pela liberdade, talvez, mas é um preço baixo para as compensações que traz.

    Quanto ao erro, corrigido, obrigado :).

     

    João Rodrigues obrigado pelo comentário, passa por cá mais vezes.