Torne o seu site mais rápido com Gzip 16


Já utiliza a compressão gzip na sua página? Espero que sim, isto porque tal como vou mostrar hoje, comprimir a vossa página com gzip torna a página surpreendentemente mais rápida!

Para demonstrar isto guardei a página da SAPO que é uma página com bastante conteúdo, e por isso bastante pesada, tem cerca de 413Kb.

SAPO

O que se poupa comprimindo os ficheiros com gzip? Velocidade e bandwidth, então para host’s em que este segundo é limitado esta é uma técnica imprescindível!

Nos testes seguintes apenas vou utilizar o ficheiro HTML da SAPO e não todos os recursos externos (imagens, css e JavaScript).

Teste 1

Tamanho

Em termos de tamanho vemos já que de 68,712bytes passamos para 14,890bytes, o gzip diminuiu o tamanho desta página em 53,822bytes, ~78% ! A página final ficou então com apenas 22% do tamanho original! É uma enorme diferença.

Tempo de Compressão

Há quem afirme que comprimir as páginas com gzip é lento, consome recursos no servidor e não traz grandes vantagens. Como vimos no exemplo anterior o gzip reduziu o tamanho da página em 78%! 78% é muita fruta.

Vamos então ver o tempo que demora a comprimir esta página.

No meu laptop (Intel Core Duo T2350 @ 1.86Ghz) o gzip demorou 4ms a comprimir 68,712bytes, mas vamos testar com ficheiros maiores…

Teste 2

Tamanho

Para este teste, utilizando na mesma a página da SAPO guardada aumentei o seu tamanho copiando o código integralmente e colando-o no fim, várias vezes.

Temos agora um ficheiro de 3,023,330bytes, cerca de 3Mb sem compressão alguma.

Este ficheiro de aproximadamente 3Mb, comprimido com gzip fica com apenas 631,094bytes, 631Kb! Isto dá uma redução de 2,392,236bytes ou seja mais de 2Mb!

E 3Mb, quanto tempo demorará o gzip a comprimir?

Tempo de Compressão

Desta vez foi bem mais lenta a compressão, mas mesmo assim a compressão demorou 189ms, se dividirmos o segundo em dez partes, a compressão utilizou pouco menos que duas dessas partes para comprimir 3Mb e passá-los para cerca de 600Kb!

Conclusão

Como vimos o algoritmo de compressão utilizado no gzip permitiu comprimir esta página em 78% ao nível do tamanho utilizando apenas 5ms para o fazer num laptop com vários programas a utilizar capacidade de processamento e que tem menos capacidade de processamento que um servidor actual, isto vai tornar a página mais rápida e vai utilizar menos bandwidth que muitas vezes é limitada em alguns planos de alojamento.

Vejamos então o gráfico seguinte para ver como se comporta a compressão gzip com o aumento do tamanho do ficheiro:

gzip compression

Analisando vemos que quando temos uma página web com 1,9Mb o tempo de compressão é de 125ms, isto é, 0,125 segundos. É super raro existirem páginas com este tamanho ao nível de HTML, para não dizer que não existem mesmo (se conhece alguma envie o URL em baixo nos comentários).

Assim tendo em conta os resultados, podemos concluir que se deve utilizar gzip para comprimir os websites de forma a poupar tempo de espera ao utilizador e largura de banda no servidor e no utilizador.

E vocês o que acham? Vale a pena ou não vale? Gostava de saber a vossa opinião.


Leave a Reply

16 thoughts on “Torne o seu site mais rápido com Gzip