Ubuntu 9.10 – Karmic Koala


O Ubuntu 9.10 já ai está à algum tempo e eu decidi fazer o upgrade pois estava ainda com a versão 8.04 LTS do Ubuntu, e 14 (catorze) dias depois de instalar na minha máquina o Ubuntu 9.10 – Karmic Koala (instalada dia 4 de Novembro de 2009) vou deixar aqui a minha opinião sobre ele, tal como prometido: http://tr.im/Ff89 .

910-header

O gestor de arranque System-V foi substituído pelo Upstart, o USplash foi substituído pelo XSplash, o que tornou o boot mais rápido. O reboot já não demora tanto como antigamente, desligando o computador completamente em cerca de 3 segundos, o que é óptimo para os utilizadores de computadores portáteis.

O Karmic Koala, traz a versão do Kernel Linux 2.6.31, e o sistema de ficheiros ext4 está agora disponível por omissão.

O Ubuntu é uma das primeiras distribuições a incluir o Gnome 2.28, que proporciona notórias melhorias no ambiente gráfico. O gdm foi também totalmente rescrito, tornando o ambiente de login muito mais acessível e intuitivo. Ao sistema de notificações foram introduzidas melhorias significativas.

Está também mais seguro, o AppArmor foi também melhorado, tendo agora a integração com a Libvirt.

Software Center

Ubuntu 9.10 Sofware Center

Os utilizadores que migram de Windows para Linux, ou que testam um sistema Linux pela primeira vez têm normalmente dificuldades na instalação de aplicações.

A consola parece ser muito complicada e o software center de versões anteriores do Linux também era confuso e complexo. Mas esta última versão não sofre do mesmo problema, tem um repositório de software bem organizado, intuitivo e de fácil utilização. Sem dúvida uma excelente introdução/modificação no sistema pois pode facilmente fixar novos utilizadores.

Gestor de Redes

O gestor de redes também está mais intuitivo, completo e organizado facilitando as operações.

Gestor de Redes Ubuntu 9.10Gestor de Redes Ubuntu 9.10

Hardware e Estabilidade

Ao nível de detecção e compatibilidade com hardware também existem melhorias introduzidas pelo Ubuntu 9.10, quando instalei o Ubuntu 8.04 no meu Toshiba A200 foi-me necessário instalar os drivers da WebCam, da placa wireless e da placa de som.

O mesmo não foi necessário desta vez, foi tudo reconhecido e está tudo a funcionar perfeitamente sem qualquer tipo de configuração ou instalação de extras.

Está também mais estável. Antes na reprodução de vídeos existiam por vezes crashes completos do sistema, coisa que agora não acontece.

Mas nem tudo é bom…

O meu leitor preferido era e continua a ser o Amarok, até agora utilizava a versão 1.4, no entanto, o Ubuntu trouxe a versão 2.2.0 que provavelmente não foi testada correctamente pois apenas funcionava correctamente a tocar streams pois não tocava música a correr directamente do computador. Foi necessário fazer um downgrade do phonon-backend-xine para que tudo ficasse correctamente.

Download Ubuntu: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.