Não desaproveite o seu Footer!

Ser WebDeveloper não é uma tarefa fácil, não só temos de estar sempre actualizados relativamente ao que o mercado de trabalho exige relativamente a conhecimentos em ferramentas, frameworks e linguagens de programação como também temos de estar em cima dos hot topics na área do WebDesign e Usabilidade.

Construir um site do zero não é uma tarefa simples, pois exige muito planeamento, estruturação e pensamento criativo e ser criativo é muitas vezes uma dor de cabeça pois quando mais precisamos da nossa amiga criatividade ela pode não aparecer… E é preciso saber estimulá-la.

Tenho visto na Web Portuguesa bons sites a desaproveitar algumas áreas do site, e neste artigo vou referir-me ao footer.

Além do típico Acordo de Privacidade e Informações Legais (que é sempre uma boa forma de aproveitar o espaço) existem algum conteúdo especifico que pode e deve ser usado no footer.

Sitemap Sitemap – É uma excelente forma de utilizar o espaço do footer pois é útil para os visitantes que se encontrem perdidos ou que simplesmente tenham pressa para encontrar o que procuram sem terem de fazer um scanning por todo o conteúdo do site, que pode ser moroso e por consequência pode fazer-nos perder utilizadores e possíveis clientes. Ninguém gosta de não encontrar rapidamente o que procura e cabe-nos a nós dar-lhes o que desejam.

Contactos

Informação de Contacto – É também muito importante ter informações de como pode ser feito o contacto com o dono do site ou então criar um formulário de contacto para facilitar o contacto.

Ferramentas e Inspiração:
15 Great Online Form Building Tools
Beautiful Contact Forms For Your Inspiration

Sobre – A par da informação de contacto, uma rápida descrição do que é aquela página, quem é a empresa, quem é a pessoa, etc. algo que faça os utilizadores conhecer melhor.

Social Media –  É sem dúvida uma excelente forma de ganhar mais tráfego e/ou de manter os utilizadores actualizados quanto a informações relativos ao produto/conteúdo que o site tem ou vende.

Esta é uma lista de sugestões do que pode ser colocado no footer dos seus sites e dos sites que desenvolve, contudo a lista não termina por aqui existem muito mais coisas que podem ser colocados no footer, feed do Flickr com imagens interessantes, publicidade, formulários para subscrever a newsletters, feeds do twitter e/ou facebook, etc. etc. etc. Apenas a imaginação e originalidade de cada um é o limite.

1 comment

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.