Skip to content

Produtividade nos Transportes

by João Pedro Pereira on September 20th, 2010

Para pessoas como eu que passam diariamente várias horas em viagem para ir para o trabalho, faculdade, etc. existem boas opções para transformar esses tempos “mortos” em cultura, em algo que seja produtivo para o nosso bem estar e para a nossa mente.

Ler

Pode aproveitar enquanto está nos transportes públicos, ou à espera deles, para pôr a leitura em dia! Dependendo das preferências ou do humor pode optar por ler as Feeds RSS no seu telemóvel, pode ler o último bestseller ou aquele livro que anda desejoso de ler, pode ler o jornal que nos grandes centros urbanos é distribuído gratuitamente (destak e metro) ou na falta de um gratuito comprar um jornal para se manter actualizado. Para os munidos de e-readers existem imensos pdf’s que podem descarregar para ler durante a viagem! Há ainda a opção de rever os apontamentos para o exame que vai ter nesse dia ou rever a apresentação ou plano de reunião que vai ter. Desde lazer a estudo e trabalho podemos aproveitar os transportes públicos para crescer através da leitura.

Ouvir

Caso conduza para o trabalho, não convém andar com o jornal ou um livro enquanto conduz, ou para aqueles que enjoam ao ler num veículo em movimento a melhor opção pode mesmo ser escutar uma boa música, as notícias no rádio ou ainda um podcast / audiobook. Existem imensos podcasts disponíveis para download.

Algumas Sugestões:

http://www.audible.com/ (pago)
http://www.audiofootnote.com/ (gratuito)
http://www.bbc.co.uk/podcasts (gratuito)
http://www.openculture.com/freeaudiobooks (gratuito)
http://www.getmon.com/ (gratuito)

Exercitar

Para aqueles sortudos que têm a possibilidade de ter um local de estudo/trabalho com balneários podem usar as chatas viagens para fazer algum exercício deslocando-se de bicicleta.

Evita o trânsito, acalma o stress, melhora a saúde e a condição física, é amigo do ambiente e ainda poupa dinheiro em passes de transportes ou em gasolina/gasóleo/GPL! Haverá meio de transporte mais perfeito, ainda por cima num país como o nosso que tem tantas condições ambientais para que isso aconteça!

Mind Challenging

Pode também optar por exercitar o cérebro resolvendo Sudokus, sopas de letras, palavras cruzadas, adivinhas, etc. este é normalmente mais apropriado para quem faz longas viagens pois um sudoku mais avançado não é algo que se resolva num autocarro cheio de barulho em 15min…

http://www.websudoku.com/ (gratuito)
http://letrasemsopa.blogspot.com/ (gratuito)

E vocês, o que fazem para aproveitar o tempo das viagens?

3 Comments
  1. Antes de ler o artigo, pelo título julguei que as dicas iam algo como trabalhar mais a caminho do trabalho! Mas ainda bem que não são.

    É o que eu costumo fazer. Ler o Metro ou o Global (também gratuito, que pelos vistos já saiu de circulação, infelizmente), e levar o meu MP3 com alguns dos meus temas favoritos.

    Algo que também costumo fazer, um pouco a puxar por trabalho, é levar comigo sempre um caderno A5 em que faço esboços, desenhos livres (é mais rabiscos :P ), registo de algumas ideias que me vêm à cabeça, projectos pessoais, etc.

    Ah, e um joguito ou outro no telemóvel também ajuda às vezes.

    Cumps.

  2. Ainda há bem pouco tempo fazia viagens de comboio para chegar ao trabalho. Lia sobretudo manuais e ouvia música do iPod. Hoje em dia vou a pé para o trabalho e são 5 minutos que passam rápido.
    Gostei do post. Foi diferente :) Abraço

  3. Ivanoel Rodrigues
    Twitter: ivanoelr
    permalink

    Diariamente faço duas viagens de cerca de 90 minutos de transportes públicos e, após uns meses de treino, tenho esse tempo tido como útil. Optei pelos podcasts primeiramente, boa opção, mas no geral só conseguia ouvir os de opiniões e debates ou podcasts musicais pois os outros tinham noticias (geralmente de tecnologia) que já sabia.
    Depois optei por ler um livro, em papel ou mesmo transformando um netbook num e-reader (com jeito e usando uma rotação de ecrã e a diminuição da rotação dos discos lá se consegue uns resultados óptimos) mas, chegando a parte da viagem começava a ficar enjoado (quem não sabe o que isso é ?! :D ).
    Fazendo ainda uso do netbook, do laptop, de um tablet ou mesmo do smartphone e tendo em conta que há lançamentos de séries semanalmente, que há aquele filme que se tem à muito encostado na prateleira e que até já se passou para o computador mas falta o tempo e a vontade para o assistir as opções para utilizar esse tempo são muitas.
    Actualmente uso esse tempo para tudo o que foi referido, dependendo do que necessite ou esteja com vontade, seja ler, seja ouvir um podcast, seja ver um filme ou um episódio de uma serie, seja ouvir apenas os últimos lançamentos de álbuns para manter o meu conhecimento musical actualizado, seja ler os feeds no netbook ou num smartphone, ou mesmo dormir para repor e descansar aquele “tempinho” que faltou no dia anterior para acabar uns projectos :D .

Leave a Reply

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS