Balanço de 2010 e Previsões para 2011


2010 foi um ano bastante produtivo e com muitas novidades e alterações na minha vida.

Novas Responsabilidades e Trabalhos

Em 2010 comecei a trabalhar no Centro de Eventos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) como técnico audiovisual. Posição que me preenche mais o currículo e dá-me formação técnica e experiência de trabalho.

Na FEUP passei ainda por vários núcleos associativos como o NuIEEE, o niSDIC (núcleo de interesse em Sistemas Digitais e Computadores) e o FASt (Projecto Veleiro Autónomo da FEUP).

Em 2010 também entrei na Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) para o Departamento de Comunicação e Imagem (DCI) onde tenho ganho experiência ao nível de design, e formação em captação / edição de vídeo.

2010 foi também um ano com renovação de laços com clientes através de desenvolvimento de sites e renovação de imagem. Novas parcerias e clientes surgiram.
Apesar de mais trabalho, tentei sempre dedicar a todos o máximo esforço de forma a maximizar a sua satisfação relativamente ao meu trabalho bem como maximizar a produtividade e visibilidade da empresa na Internet.

Em 2010, surgiu também uma actividade que me ocupou bastante tempo, a Praxe. Sou praxista e aprendi muito com isso e com o tempo que dediquei a esta actividade / este grupo que é o dos estudantes. Praxistas não são os que humilham os estudantes que entram pela primeira vez na faculdade, essas praxes que passam na televisão em nada se compraram à minha ideia de praxe nem ao que vejo ser feito no meu curso (MIEEC) e na minha faculdade (FEUP). Eu sou praxista porque acredito que a praxe pode ser um modo de integração, de educação e valores, e de onde se pode adquirir experiências para o futuro na componente humana que não se ganha estudante Electromagnetismo, Probabilidade e Estatísticas ou Programação.

Apareceram ainda várias propostas de trabalho fixo, não freelancing, a maior parte recusadas mas pode ser que 2011 traga novidades…

Envolvi-me ainda num projecto de uma startup. E comecei a dar os primeiros passos em Arduino.

Ano Novo, Mais Trabalho

Em 2011 pretendo continuar a desenvolver aplicações web contudo vou entrar em novos mercados.
Tal como já tive em 2010, vou ter a ajuda do Luís Pereira (twitter | youtube) na parte gráfica dos projectos que passam pela minha mão mas possivelmente com mais intensidade para me poder dedicar mais a outras áreas como o desenvolvimento para Android.
Tenho já duas aplicações para Android pensadas, aplicações que ainda não existem no Android Market e que eu prevejo serem de muito interesse para os estudantes, uma delas, que tem por trás alguns estudos em psicologia da mente métodos organizacionais e a outra que será sem dúvida um grande suporte para freelancers. Esta segunda tem previsto também uma Aplicação Web para poder ser usada através do computador tendo os dados sempre sincronizados.

Em 2011 vou voltar a contribuir para a Revista PROGRAMAR com artigos.

Conferências

Em 2010 estive bastante activo em conferências.
Participei mais uma vez no SAPO Codebits, mas esta edição foi diferente. Além de ter participado no Concurso de Segurança / Invasão (uma inovação em Portugal), na edição de 2010 do SAPO Codebits participei como orador ! Dando uma talk sobre Segurança de Aplicações Web (http://codebits.eu/intra/s/session/127). Uma excelente experiência que me fez crescer imenso e ganhar outra visão e visibilidade, fez também com que me apercebe-se de várias falhas ao nível da comunicação, que podem verificar no vídeo, como a linguagem utilizada e a rapidez com que falo ser excessiva podendo cansar a audiência.

Participei ainda TEDxYOUTHPORTO 2010 uma excelente conferência sobre Talento, uma palavra que começa a ser cada vez mais utilizada nos nossos dias mas que existe (pelo menos o seu significado) desde que existe a humanidade, Talento todos temos, Talento todos podemos desenvolver. Cabe a cada um de nós esforçar-se, dedicar-se, não ter medo de arriscar e investir !

Participei ainda em duas sessões do GTUG Porto. Uma HTML5 Hackaton com Paul Kinlan e uma Formação em Android com o Diogo Junior.

Participei pela primeira vez numa conferência de Segurança, a IBWAS’10 organizada pela OWASP Portugal. Uma excelente conferência que ainda estou a digerir em que fiz contactos e revi outros, que voltei a acordar e a ver que ainda há muitíssimo mais para aprender e para saber dentro do tema, gostei também de ver que não estou tão mal como poderia estar, pois algumas das talks foram quase que poderia dizer desinteressantes na medida em que as achei básicas.

Ano Novo, Mais Talks

Em 2011 quero continuar a assistir a conferências, a aprender e conhecer novas pessoas que me tragam novas visões do mundo.

Espero também no novo ano ter a oportunidade de dar mais talks, vou enviar papers para algumas conferências e vou aguardar convites que já me chegaram por vias informais.

Estudo

E como qualquer estudante que esteja na Universidade (estudante != aluno) o estudo ocupa-me muito tempo, e na maior parte das vezes tempo doloroso e que devido a falta de paciência e/ou interesse acabo por dispersar e tornar o tempo de estudo inútil, pois nem aprendo nem ocupo o meu tempo com outras coisas.

Ano Novo, Estudo Diferente

E o meu maior investimento ao nível de organização e produtividade em 2011 vai incidir neste ponto de forma a maximizar a produtividade do tempo que estudo e da maneira como estudo.

Desporto

No que toca ao desporto, o primeiro semestre de 2010 foi um ano muito bom. Apesar da minha equipa ter ficado apenas em 4º lugar no campeonato nacional de juniores masculinos em Voleibol, ao contrário do que se tinha passado na época anterior quando arrecadamos o titulo de campeões nacionais, foi um ano de muita evolução e auto-disciplina. Na transição de semestre, Junho, Julho, Agosto e inicio de Setembro, que investi noutros desportos como o Running (não lhe chamo jogging porque quem diz jogging normalmente limita-se a passear) e o Voleibol de Praia considerando que evolui bastante em ambos.
Contudo com o inicio das aulas, e com a mudança de equipa para uma equipa de menos rigor, exigência e profissionalismo desisti abandonar o desporto de alta competição e tenho apenas feito alguma manutenção…

Ano Novo, Mais Saúde

Além de pretender praticar mais desporto em 2011 que no final deste ano 2010, com ritmos mais certos pretendo ter hábitos mais saudáveis em diversos aspectos.

Ano Novo, Mais entusiasmo

Para o novo ano já comecei a preparar métodos para organizar e gerir melhor o meu tempo e actividades, algumas questões mais pessoais também já tiveram direit a ser pensadas e escritas numa folha que pretendo olhar para ela muitas vezes durante o ano e estar satisfeito com o que vou alcançando, com as metas atingidas !

Espero ainda ter tempo e vontade de mudar o design de todo o meu site (joaopedropereira.com/* ) de forma a ter um design uniforme e todo baseado em WordPress. Bem como tornar a página Universal aka passar tudo para Inglês (mantendo algumas situações em Português além de Inglês).

Por fim resta-me desejar a todos os que tiveram paciência de ler todo este post (e aos que não tiveram também), um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo !

P.S – nesta época não esquecer que mais importante do que se dá e se recebe, são as pessoas com quem estamos ! Isso sim é o que devia caracterizar esta época festiva e não as prendas e lembranças.

Leave a Reply