Typography Tools List

Um dos aspectos a ter em conta ao desenvolver uma página web é a tipografia da mesma e felizmente para nós webdevelopers e webdesigners existem algumas ferramentas que nos permitem comparar diferentes combinações de propriedades de forma a escolher a melhor para cada trabalho.

Typetester

Typetester - Compare fonts for the screen

A ferramenta Typetester permite comparar até 3 fontes lado a lado.

É possível seleccionar qualquer fonte do seu computador (óptimo para fontes compradas) ou usar as fontes disponíveis que são as chamadas web-safe fonts pois são comuns a vários sistemas. É também possível personalizar a cor, o espaçamento, o tamanho, entre outros parâmetros.

É sem dúvida uma excelente ferramenta no que toca a decidir que fonte utilizar em cada elemento da página.

CSS Type Set

CSS Type Set

Esta ferramenta é talvez a melhor ferramenta existente nos nossos dias, ela permite sem alterar uma linha de código CSS alterar e personalizar completamente a tipografia de um texto introduzido, cor, espaçamento de caracteres e palavras, altura, e outros estilos utilizando uma interface de muito fácil utilização que vai gerando automaticamente o código CSS a incluir na página

Typechart

Typechart - Browse Web Type, Grab CSS

Esta ferramenta permite escolher entre uma variedade de fontes seguras para a web e ver o seu aspecto quer em Sistemas Operativos Windows, quer em Sistemas Operativos Mac.

Pode-se pesquisar fontes baseadas no estilo (negrito, itálico, etc), no seu tipo e escolher as fontes por nome.

Esta ferramenta disponibiliza também o código CSS para cada combinação de opções o que torna muito fácil a integração com os nossos trabalhos.

Flipping Typical

flipping typical

Para quem não se interessa em utilizar as fontes seguras e prefere utilizar no seu projecto uma outra fonte que se encontra no seu computador pode utilizar esta ferramenta. O que esta ferramenta faz é listar as fontes existentes no computador do visitante e mostrá-las de forma a poder o utilizador seleccionar a que mais lhe interessa para o seu projecto.

Atenção que é bastante relativo, pois no mesmo computador encontra mais ou menos fontes dependendo dos browsers por exemplo…

E vocês que ferramentas tipográficas utilizam?

2 comments

  1. Eu uso, mais que qualquer outra, o CSS Type Set, mas o Type Tester também é muito bom e serve bem o seu principio (comparar diferentes fonts). Agora os outros dois, não conheço porque nunca utilizei, apenas sei o que acabei de ler aqui.

    Talvez comece a usar, tenho de os “estudar melhor”.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.